Tive contato direto com algo vindo do espaço!

Na tarde desta sexta-feira (23/02/2024) eu tive a alegria de acompanhar o belíssimo trabalho das Meteoríticas e Mulheres de Estrelas em Rio Negro. Elas fizeram palestras, exposições e atividades práticas com alunos.

E como eu amo ciência, não pude deixar de registrar os meteoritos que estavam expostos. Eu sempre admirei, mas nunca tinha visto um pessoalmente. Hoje finalmente eu tive contato direto com algo vindo do espaço! Eu também tive a oportunidade de falar um pouco com os alunos, então comentei sobre as quedas de meteoritos que ocorreram em Rio Negro e Mafra. Aqui no site eu já publiquei sobre isso.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Esse evento também foi emocionante, pois eu adoro o espaço que era do antigo seminário de Rio Negro. Por décadas os seminaristas tiveram aulas de astronomia e tinham à disposição um observatório astronômico. Então observar alunos tendo contato com telescópios e recebendo ensinamentos sobre a astronomia foi uma “viagem no tempo”.

☄️ Nesta foto eu estou segurando meteorito de aproximadamente 30 kg. 🥵

Texto que eu fiz para a imprensa:

Alunos de Rio Negro tiveram uma grande aula de astronomia com as Meteoríticas e Mulheres de Estrelas nesta sexta-feira no Cine Teatro Antonio Candido do Amaral, anexo ao Parque Ecoturístico Municipal São Luís de Tolosa.

Os dois projetos estão divulgando voluntariamente a astronomia com uma turnê pelo sul do Brasil com exposição de diversos meteoritos, palestras e atividades práticas. A ação – chamada de Meteoritos Pé na Estrada – também celebra o Dia Internacional da Menina e Mulher na Astronomia.

A importância da mulher na ciência foi ressaltada aos alunos durante as apresentações. O grupo Meteoríticas, assim como o Mulheres de Estrelas, é formado em sua maioria por mulheres cientistas que saem de seus laboratórios e se aventuram por diversas regiões do Brasil em busca de meteoritos para suas pesquisas. Em Rio Negro e Mafra, por exemplo, já houve quedas de meteoritos registradas nas primeiras décadas do século XX.

Durante o dia participaram das atividades os alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Ricardo Nentwig, 4º ano da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida e 9º ano da Escola Estadual Barão de Antonina. Todos participaram das palestras e obtiveram muito conhecimento sobre os meteoritos e demais temas relacionados à astronomia. Com a exposição de meteoritos eles puderam ter um contato direto com objetos vindos do espaço.

Os alunos também participaram de sorteios de brindes e de diversas atividades práticas, como observação solar e detecção de metais com equipamentos profissionais. Como lembrança deste grande dia, todos os presentes ganharam um meteorito oxidado embutido em resina no formato de estrela.

Em Rio Negro estiveram presentes as profissionais: Diana Paula de Pinho Andrade, do Observatório do Valongo da UFRJ; Maria Elizabeth Zucolotto, do Museu Nacional da UFRJ; Teresinha Souza, do projeto Mulheres de Estrelas e Sarah Maciel, social media das Meteoríticas.

Os dois projetos podem ser acompanhados através das redes sociais:

• https://www.instagram.com/meteoriticas.br/
• https://www.instagram.com/mulheresdeestrelas/

O projeto Meteoríticas tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Governo Federal. Mais informações podem ser obtidas no site do projeto: www.meteoritos.com.br

Tags:

Deixe o seu comentário