História da escultura de São Francisco de Assis do Seminário de Rio Negro

Neste dia 4 de outubro é celebrado o Dia de São Francisco de Assis. Em Rio Negro-PR e Mafra-SC há várias homenagens a São Francisco. Entre elas está a escultura que se encontra no Parque Ecoturístico Municipal São Luís de Tolosa, em Rio Negro.

Em 1934 foi inaugurada a imagem de São Francisco no Seminário e Collegio Seraphico de Rio Negro. Ela foi projetada e executada pelo Frei Geraldo Otto Roderfeld, nascido em 17 de setembro de 1913 em Paderborn na Alemanha.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Ao longo do tempo a escultura foi preservada com manutenções, incluindo pinturas. O início da restauração mais recente da imagem ocorreu no ano de 2014. No dia 30 de janeiro daquele ano a profissional Ana Letícia, técnica em restauração e servidora municipal da Secretaria de Cultura e Turismo de Rio Negro, com a assessoria da restauradora Luciane Ribas, esteve fazendo a primeira avaliação da escultura, tendo a finalidade de recuperar os traços originais da imagem de São Francisco. A obra estava parcialmente danificada devido às ações climáticas e intervenções que sofreu ao longo do tempo.

Em 2015 a imagem passou por um amplo processo de restauração. Após pesquisas realizadas, foi constatado que o autor da imagem, Frei Geraldo Otto Roderfeld, foi também o idealizador de outras esculturas em homenagem a São Francisco, tendo todas elas um fato em comum: não possuem nenhum tipo de pintura. E como o trabalho de restauração foca-se em preservar a originalidade da obra, a imagem passou por um processo de retirada das cinco camadas de tintas que apresentava.

A imagem continua no local original de sua instalação: na entrada principal do Seminário de Rio Negro, atual Parque Ecoturístico Municipal São Luís de Tolosa.

Frei Geraldo Roderfeld confeccionando a escultura de São Francisco de Assis

Escultura de São Francisco de Assis do Seminário de Rio Negro em 1934

Escultura de São Francisco de Assis do Seminário de Rio Negro em 2006

Escultura de São Francisco de Assis do Seminário de Rio Negro com pintura

Restauração da escultura de São Francisco de Assis do Seminário de Rio Negro

Escultura de São Francisco de Assis do Seminário de Rio Negro em 2021

SÃO FRANCISCO DE ASSIS

São Francisco nasceu em Assis, na Itália, em 1182. O religioso recebeu o nome de João Pedro de Bernardone, mas passou a ser chamado de Francisco pelo pai, que era um rico comerciante.

Francisco foi militar, mas desistiu de participar de batalhas e da fortuna da família para se juntar à Igreja Católica. Desapegado com os bens materiais, ele também dedicou parte da vida para cuidar de pessoas em situação de pobreza, dos animais e da natureza. Por isso, além de ser padroeiro dos animais e da natureza, ele também é conhecido como “santo dos pobres”.

Francisco morreu aos 44 anos, e a devoção dele se espalhou pelo mundo, mesmo antes de sua morte, segundo a Igreja Católica.

Em 13 de março de 2013, no Vaticano, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio fora eleito o novo papa da igreja católica. Pela primeira vez na história, a figura mais importante do catolicismo escolheu o nome papal “Francisco”. A inspiração foi São Francisco de Assis – após o pedido de outro cardeal, o brasileiro Cláudio Hummes, para que o novo pontífice “não se esquecesse dos pobres”.

ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Senhor,

Fazei de mim um instrumento de vossa Paz.

Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,

Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.

Onde houver Discórdia, que eu leve a União.

Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.

Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.

Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.

Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.

Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!

 Ó Mestre,

fazei que eu procure mais:

consolar, que ser consolado;

compreender, que ser compreendido;

amar, que ser amado.

Pois é dando, que se recebe.

Perdoando, que se é perdoado e

é morrendo, que se vive para a vida eterna!

 Amém

Deixe o seu comentário